Voltar para todos os eventos

O projeto “Diversidade biocultural alimentar e resiliência: o caso da Amazónia brasileira em transição” (FCT: UI/BD/153597/2022) surgiu a partir do doutoramento em Ciências da Sustentabilidade e de uma parceria entre o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações
Ambientais (cE3c), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, sediado na Amazónia brasileira.

O webinar trará o primeiro subproduto desta investigação, que teve como objetivo entender quais são os Fatores desencadeadores da transição alimentar (FT) em Povos Indígenas e Comunidades Locais (IPLC) em diferentes escalas espaciais, com base em um estudo de caso a ser desenvolvido em comunidades ribeirinhas, em duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável na Amazónia brasileira.

Os nossos resultados, obtidos a partir de uma criteriosa revisão sistemática, sugerem que fatores socioeconómicos têm papel central nas discussões sobre FT em IPLC. O fluxo de mudanças gerado pelos fatores económicos leva a transformações sociais a nível comunitário e familiar. Por outro lado, os fatores sociais, em resposta às variáveis económicas, conduzem a mudanças no estilo de vida e nos padrões alimentares. O ambiente, por sua vez, molda o acesso, restringindo ou não a acessibilidade, disponibilidade e o comportamento alimentar.

Este estudo vem contribuir de forma interdisciplinar e transdisciplinar para os estudos de alimentação em IPLC, colaborando para o entendimento e discussão do tema em diferentes escalas espaciais, esferas de decisão e áreas do conhecimento.

Meeting “Present Challenges in Veterinary Vaccines