Voltar para todos os eventos

Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa

  • Alameda da Universidade Lisboa, Lisboa, 1649-004 Portugal (mapa)

A primeira edição das Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa terá lugar no dia 28 de junho de 2022, na Reitoria, sob o tema “The 2030 Agenda for Sustainable Development: Embracing Societal, Technological and Environmental Challenges at ULisboa”.

A Universidade de Lisboa está numa posição privilegiada para uma ampla discussão sobre os desafios da sustentabilidade nas novas fronteiras do conhecimento. As Jornadas juntarão áreas científicas transversais e destacarão os contributos presentes e futuros da investigação desenvolvida na Universidade de Lisboa para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A academia irá refletir sobre a forma como cria, transmite e valoriza social e economicamente o conhecimento e a cultura face ao apelo da sustentabilidade. A palestra inicial abordará genericamente as questões da sustentabilidade, a que se seguirá três sessões temáticas, em formato de mesa redonda, com convidados e participação do plenário. Antes e durante o evento serão apresentados posters eletrónicos, relacionados com as sessões temáticas e promove-se ainda um fórum de discussão de iniciativas de investigação cruzada e em rede. Uma mostra (stands) de Colégios e Redes da Universidade de Lisboa divulgará as suas atividades interdisciplinares e de impacto na sociedade.

Sessões:

1.    Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade ambiental do planeta Terra corre riscos. Nesta sessão, discutiremos a forma como propomos reduzir a emissão de gases de efeito estufa, os eventos climáticos extremos e a desflorestação, e como contrariamos o consumo energético excessivo e a perda de biodiversidade, tendo em vista ecossistemas mais resilientes e prósperos.

2.    Sustentabilidade Social
A sustentabilidade social precisa de novas abordagens e soluções. Nesta sessão, analisaremos estratégias para promover a saúde, o bem-estar e a educação, bem como assegurar os direitos humanos de grupos especialmente vulneráveis, trabalhadores precários, minorias, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, tendo em vista a dignidade humana.

3.    Sustentabilidade Comunitária
A sustentabilidade das comunidades está ameaçada. Nesta sessão, avaliaremos os nossos contributos para assegurar instituições, infraestruturas e habitações mais eficazes, tornar a mobilidade mais eficiente, planear a gestão das comunidades de forma participativa, inclusiva dos migrantes e refugiados, e salvaguardar o património cultural do mundo, tendo em vista comunidades resilientes e sustentáveis.

A entrada participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
Programa: brevemente disponível
Contacto

Mais informações acerca do ciclo de Jornadas Pedagógicas e Científicas

Anterior
Anterior
8 de junho

Exposição "Macau em Contrastes"

Próximo
Próximo
6 de julho

Congresso Ibérico de Estudos Africanos