Webinar | Abordagens computacionais na monitorização do vírus do Nilo Ocidental: caso de estudo em são tomé

A globalização e as alterações climáticas têm contribuído para o aumento sem precedentes da atividade epidémica de arbovírus - vírus transmitidos por vetores artrópodes.

O conhecimento sobre a epidemiologia das infeções causadas por estes vírus está, no entanto, centrado fora dos trópicos ou focado num espetro reduzido de agentes, tais como o vírus da Dengue ou o vírus Zika. Outros arbovírus relevantes, como o vírus do Nilo Ocidental (WNV), têm sido negligenciados em regiões tropicais de África, onde a investigação e vigilância de arbovírus está consideravelmente subdesenvolvida, com potenciais impactos em Saúde Pública.

O projeto exploratório ARBOTROP- Low-Cost Arboviral Surveillance and Education Initiatives in São Tomé, liderado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c, Ciências ULisboa) e financiado pelo Colégio Tropical da Universidade de Lisboa, teve como objetivo identificar contextos ecológicos compatíveis com a circulação e risco de transmissão de WNV em S. Tomé, partindo do conhecimento mecanístico gerado para Portugal no âmbito de um projeto de Mestrado em Microbiologia Aplicada (Ciências ULisboa).

Neste webinar, apresentaremos os resultados deste projeto, discutindo o potencial das abordagens computacionais e da modelação ecológica para informar a monitorização, vigilância, e controlo de WNV, particularmente em cenários onde os dados históricos de circulação são escassos.

9 de janeiro

Webinar | Trabalhar para a sustentabilidade em África: a experiência da MF&A