A Organização Internacional das Madeiras Tropicais no Dicionário “Portugal Multilateral”

O II volume do Dicionário “Portugal Multicultural”, coordenado por Nuno Severiano Teixeira e Alice Cunha, cobre o período temporal entre 1865 e a atualidade e aborda a participação de Portugal nas organizações internacionais, das quais é ou já foi membro.

O Dicionário “Portugal Multicultural” está organizado em três volumes e conta com cerca de 90 entradas, cada uma delas dedicada à presença portuguesa numa organização internacional.

Fernanda Bessa, Curadora da Xiloteca Tropical da Universidade de Lisboa, e membro do Colégio Tropical, é autora do capítulo sobre a Organização Internacional das Madeiras Tropicais (ITTO) - The International Tropical Timber Organization (ITTO), no volume II.

A Organização Internacional das Madeiras Tropicais (ITTO, do Inglês International Tropical Timber Organization) é uma organização intergovernamental que promove a conservação e gestão sustentável das florestas tropicais, a expansão e diversificação do comércio internacional de madeiras tropicais de florestas geridas de forma sustentável e resultante de abates legais. Tem como missão facilitar a discussão, a consulta e a cooperação internacional em questões relacionadas com o comércio internacional e utilização de madeira tropical e a gestão sustentável dos seus recursos. Foi criada sob os auspícios das Nações Unidas, tendo iniciado a sua atividade em 1986 (no âmbito do Acordo Internacional sobre as Madeiras Tropicais de 1983 — ITTA 1983) num clima de crescente preocupação mundial com o futuro das florestas tropicais (Bessa, F. 2022).

Anterior
Anterior

De Lisboa para os Trópicos: exposição de fotografia assinala 2º aniversário do Colégio Tropical

Próximo
Próximo

Os hipopótamos conseguem reconhecer as vozes dos seus “amigos”