ULisboa recebe comitiva do Uganda no âmbito de uma mobilidade internacional do projeto ERAMUS ICT-4MRPQ

Uma comitiva do Uganda visitou a ULisboa de 3 a 6 de março, no âmbito do projeto ICT-4MRPQ, que visa reforçar a capacidade das instituições de ensino superior do Uganda na utilização das TIC nos processos de gestão da qualidade do percurso de investigação dos mestrados e conceber reformas políticas para obter resultados de investigação relevantes e de elevada qualidade.

A ULisboa e a Vrije Universiteit Amsterdam são parceiros deste projeto, que conta com o apoio do programa Erasmus+. O projeto é coordenado por David Katamba, professor da Makerere University Business School.

Durante a visita, a comitiva do Uganda constituída por mais de 30 pessoas fez uma visita guiada por Lisboa, visitou o Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da Universidade de Lisboa (TTC@ULisboa), onde foi realizada uma apresentação da ULisboa, pela Vice-Reitora, Cecília Rodrigues. Foram ainda organizados grupos de trabalho (plataformas digitais, saúde e bem-estar, relações internacionais e comunicação, rankings e desenvolvimento de competências pedagógicas para professores). Ainda no mesmo dia visitaram a Faculdade de Ciências, nomeadamente o Tec Labs – Centro de Inovação, o Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais e o LASIGE. No último dia visitaram o Instituto Superior Técnico, onde foram realizadas diversas apresentações, nomeadamente dos CoLabs e IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research. Por último, o grupo ainda visitou as instalações e os serviços do Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), tendo a Área de Estudos Pós-Graduados apresentadu o seu sistema de gestão académica, FenixEdu, tendo em vista a recolha e a partilha de contributos relacionados com a gestão de cursos de Mestrado, nomeadamente a implementação e sinergias criadas com toda a comunidade através de sistemas de gestão académica.

Opportunities for young European Scientists

Estão abertas candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto 2024