CTROP parceiro da Semana do Jornalismo de Ambiente

O evento, organizado pela Liga para a Protecção da Natureza, apresentou em Lisboa profissionais nacionais e internacionais que se dedicam ao jornalismo de ambiente.

Foto de Rhett Butler - Fundador e Diretor Executivo da plataforma Mongabay, Prémio Parker/Gentry 2014 -,
orador convidado da Semana do Jornalismo de Ambiente da Liga para a Protecção da Natureza.

Entre 23 a 27 de maio decorreu no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, a primeira Semana do Jornalismo de Ambiente, promovida pela Liga para a Protecção de Ambiente (LPN), a organização não-governamental de ambiente portuguesa que se destaca enquanto a mais antiga da Península Ibérica e uma das mais galardoadas em contexto nacional.

A iniciativa reuniu mais de 2 dezenas de oradores convidados, com diferentes percursos profissionais para discutir vários temas afectos ao jornalismo de ambiente em Portugal e no estrangeiro. Sadie Babits, Presidente da Sociedade de Jornalistas de Ambiente e docente da Arizona State University; Gustavo Faleiros, editor da Rainforest Investigation Network do Pulitzer Center for Crisis Reporting e co-fundador da InfoAmazonia; Jacopo Pasotti, repórter e fotógrafo galardoado pelos seus trabalhos nas áreas do ambiente, ciência, sociedade e viagem; Rhett Butler, Fundador e Diretor Executivo da plataforma Mongabay e Prémio Parker/Gentry 2014; e a portuguesa Catarina Canelas, Jornalista coordenadora da secção de ambiente na CNN Portugal e Prémio Rei de Espanha Ambiental 2021, foram os oradores convidados para inaugurar os 5 dias do evento.

A ligação dos oradores convidados a países e plataformas dedicadas à cobertura noticiosa da realidade ambiental (e ligação ao contexto social e económico) em países tropicais como o Bangladesh, Brasil, Cabo Verde, Chile, Indonésia, entre outros, gerou um importante elo entre o CTROP e a iniciativa. Rúben Oliveira, coordenador do grupo de comunicação do Colégio Tropical, e Luísa Schmidt, docente e investigadora do Instituto de Ciências da Universidade de Lisboa integraram ainda as mesas-redondas do evento.

Mais informações aqui.

Cecília Rodrigues premiada com Medalha Sir Hans Krebs