Docentes da ULisboa colaboram no mestrado de biologia da conservação no parque nacional da Gorongosa

No âmbito de uma parceria entre o Colégio Tropical da ULisboa e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), vários docentes da ULisboa participaram na 3ª edição do programa de mestrado em biologia da conservação.

Este Mestrado resulta de um consórcio de BioEducação, liderado pela Universidade do Zambeze em parceria com o PNG, Instituto Superior Politécnico de Manica, Universidade do Lúrio (todas de Moçambique) e ULisboa, contando ainda com a colaboração de docentes de várias instituições internacionais como as Universidades de Oxford e Harvard. O Programa foi criado em 2017 ao abrigo do Projecto de Restauração da Gorongosa com financiamento do Howard Hughes Medical Institute com o objetivo de formar jovens Moçambicanos nas diferentes vertentes da conservação na sua nação rica da biodiversidade. O programa é o primeiro e único mestrado em biologia da conservação em Moçambique e é o único programa de mestrado no mundo que decorre integralmente dentro de um parque nacional. O programa oferece uma experiência educativa verdadeiramente única no qual os estudantes estão completamente imersos na conservação, interagindo com biólogos, fiscais, profissionais de relações comunitárias e de ecoturismo.

Este ano contámos com a participação de Cristina Máguas e Sérgio Schozas, (Biologia e Ecologia Vegetal), Octávio Paulo (Genética de Conservação), todos da FCUL-ULisboa; e Ana Ribeiro (Técnicas de Biologia Molecular) e João Silva (Estatística e Desenho Experimental), ambos do ISA-ULisboa.

Colaboram ainda Jorge Palmeirim (Ecologia e Conservação de Aves), e Rui Rebelo (Métodos Integrativos na Biologia da Conservação), da FCUL-ULisboa.

Investigador da ULisboa colabora no Seminário “Ambientes Alimentares Rurais no Contexto de Mudanças Climáticas”, em Moçambique

Cecília Rodrigues premiada com Medalha Sir Hans Krebs