Encerramento das Inscrições para o Curso Profissional de Observação e Identificação das Aves do Norte de Moçambique

• Colégio Tropical Alameda da Universidade Lisboa, Lisboa, 1649-004 Portugal (mapa)

A Universidade Lúrio através da Faculdade de Ciências Agrárias, em parceria com Instituto Superior de Agronomia, irá oferecer, no ano lectivo de 2022, um Curso Profissional de Observação e Identificação das Aves do Norte de Moçambique, com inscrições até 24 de Dezembro.

A componente letiva do curso decorrerá durante um período de 7 meses (Janeiro – Julho de 2022), complementado por aulas de campo em Setembro de 2022. O curso estará focado nas espécies que ocorrem no norte de Moçambique, a leste do vale do Rifte. A necessidade de um curso de ornitologia deve-se à escassez de capacidade local para identificar as principais espécies de aves da região, sendo importante expandi-la, tendo em conta a riqueza ornitológica da região a nível global. Por exemplo, o Lago Niassa está classificado como área Ramsar, por apresentar habitats húmidos ricos em avifauna. Adicionalmente, na região de interesse encontram-se as duas únicas espécies de aves endémicas de Moçambique: o Apalis do Namuli (Apalis lynesi) e o Costureiro de Sousa (Artisornis sousae). Esta riqueza de avifauna contrasta com a pouca informação existente no que se refere à sua distribuição, ecologia e estatuto de conservação.

Mais informações aqui.

14 de dezembro

Lançamento do livro "Bairro Indígena - Memórias do Esplendor e da Degeneração 1938/40-1966", do autor Juvenal Bucuane

11 de janeiro