Genomics and conservation of North Atlantic gadfly petrels (Pterodroma sp.) in the North Atlantic

Pterodroma é o género mais diversificado de aves marinhas da família procelariiformes. Existem 35 espécies que ocorrem em todas as massas de água exceto no alto Árctico. Infelizmente, 25 destas são classificadas pela IUCN como ameaçadas ou criticamente ameaçadas.

Neste Encontro Scientia, serão apresentados dois projetos em curso com Pterodroma do Atlântico Norte, onde combinamos a genómica com a conservação. O primeiro projeto é sobre duas espécies ameaçadas, a freira-da-madeira (P. madeira) e a freira-do-bugio (P. deserta). Ambas são endemismos insulares no arquipélago da Madeira. Apesar de serem morfológicas e ecologicamente muito semelhantes, exibem uma assincronia pronunciada nos tempos de reprodução. Através da utilização de ferramentas genómicas, estamos a explorar o papel da alocronia na divergência entre as duas espécies. Estamos também a investigar se existe uma especialização de nicho entre elas em termos de foraging de habitat e/ou dieta relacionada com os sinais ambientais sazonais, que podem estar a aumentar a divergência de linhagens através da adaptação local.

O segundo projeto é sobre a Petrel-das-Bermudas (P. cahow), espécie altamente ameaçada. Trata-se de uma espécie endémica das Ilhas Bermudas e pensa-se que tenha sido extinta pouco depois da chegada dos marinheiros e dos primeiros colonos ingleses às ilhas, há 400 anos. Foi redescoberta em 1951 e desde então um notável projeto de conservação aumentou a população de 18 para 120 casais reprodutores. A perda da diversidade genética é uma grande preocupação de conservação em populações pequenas e isoladas, onde a deriva genética e a consanguinidade aumentam frequentemente o risco de extinção. Utilizando uma abordagem genómica, estimamos a diversidade neutra e adaptativa em P. cahow, bem como os níveis de consanguinidade, que deverão ser elevados após o grave declínio que sofreu no passado recente.

Encontro Scientia online com Mónica Silva, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Link de acesso aqui.

27 de janeiro

Tropical forests and current emergencies: climate, biodiversity and health

8 de fevereiro