Voltar para todos os eventos

Tropical forests and current emergencies: climate, biodiversity and health

Nas próximas décadas, a sociedade irá enfrentar simultaneamente três grandes emergências: a emergência climática, a perda da biodiversidade e a crise sanitária. As florestas tropicais desempenham um papel fundamental no equilíbrio do sistema terrestre e, por conseguinte, na resposta a estas emergências. Um sistema biodiverso é muito mais resistente a perturbações e consegue manter um equilíbrio para diferentes formas de vida, incluindo uma enorme variedade de microrganismos. Recentemente, a desflorestação de uma das maiores florestas tropicais do mundo, a Amazónia, voltou a acelerar. A desflorestação é um problema antigo no Brasil, mas a preocupação com a degradação do ambiente assumiu um significado ainda mais grave: a destruição das florestas aumenta o aquecimento global, a perda da biodiversidade, bem como o risco de os seres humanos entrarem em contacto com vírus hospedados por animais que podem causar doenças desconhecidas.

Encontro Scientia online com Simone Vieira, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Link de acesso aqui.

Anterior
Anterior
11 de janeiro

ULisboa nos Trópicos | Áreas protegidas como sistemas socio-ecológicos: o papel das interações humano-fauna na vulnerabilidade das comunidades em Moçambique

Próximo
Próximo
3 de fevereiro

Genomics and conservation of North Atlantic gadfly petrels (Pterodroma sp.) in the North Atlantic