Voltar para todos os eventos

Congresso internacional | Outras Leituras sobre Amilcar Cabral


  • Rua Almerindo Lessa Lisboa, Lisboa, 1300-663 Portugal (mapa)

Amílcar Cabral e o seu legado e herança são o mote para este congresso que procura explorar e conhecer de forma aprofundada o pensamento deste político, pensador, guerrilheiro e poeta. Procuramos investigar a sua importância não apenas para o continente africano mas para o mundo uma vez que foi um símbolo da luta de libertação contra o colonialismo sobretudo na República da Guiné-Bissau e em Cabo Verde.

Cabral, antigo estudante da Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia), começa a frequentar a Casa dos Estudantes do Império e inicia o percurso de coordenação da luta em várias das então colónias portuguesas. Nessa altura estreita contactos com organizações político-partidárias e ativistas antifascistas portugueses que se opunham à opressão colonial. Estes contatos vão ser importantes em várias etapas ao longo da sua vida e na sua acção, até alcançar a independência da Guiné Bissau.

O desdobrar destas ligações são parte de uma estratégia política que aposta em contatos que resultam em apoio e ajuda ao PAIGC.

Amílcar Cabral é um nome incontornável do movimento pan-africanista do qual fazem parte – direta ou indiretamente – líderes africanos dos quais destacamos Patrice Lumumba, Agostinho Neto, Thomas Shankara e Steve Biko. Não podemos esquecer o importante contributo de Cabral na área da educação, poesia, cultura e mudança de atitudes e mentalidades no contexto de alcançar a descolonização na sua totalidade em todas as vertentes.

Cabral deixou inúmeros textos que ainda hoje são de uma importância histórica, cultural e política e difundidos a nível internacional cujo estudo deve ser aprofundado.

Este congresso terá lugar de 27 a 28 Abril de 2023 por ocasião do 50º aniversário do desaparecimento físico de Cabral e terá como instituições de acolhimento o Centro de Estudos Africanos do ISCSP – Universidade de Lisboa (CEAF) e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP). Colaboram ainda inúmeras instituições portuguesas e estrangeiras como o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, a Universidade Amílcar Cabral, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) a Universidade de Cabo Verde, a Fundação Amílcar Cabral, entre outras instituições.

Anterior
Anterior
11 de abril

Webinar | Contribuição para a conservação das populações autóctones de suínos em África reconstruindo a sua história e identificando capacidade únicas através do estudo do seu DNA

Próximo
Próximo
9 de maio

Webinar | Conservação terrestre em São Tomé e Príncipe - aves, florestas e pessoas