Webinar | Contribuição para a conservação das populações autóctones de suínos em África reconstruindo a sua história e identificando capacidade únicas através do estudo do seu DNA

A história das populações de suínos locais de África é muito pouco conhecida. Pensa-se que, poderão derivar das primeiras populações introduzidas no Norte de África durante o início da domesticação da espécie. Os egípcios criavam suínos assim como, os berberes e através das migrações humanas ter-se-iam estabelecido populações a sul do Sahara.

Posteriormente, desde a época dos descobrimentos sabe-se que, ocorreram introduções de várias raças de suínos europeus. Atualmente, sabe-se que estas raras populações locais têm capacidade de adaptação a difíceis condições ambientais entre as quais, tolerância a doenças endémicas e dietas com pouca proteína. Infelizmente, estas populações estão em risco de extinção devido a diversos fatores, o que poderá representar uma grave perda de diversidade genética para a espécie e que ainda não foi explorada.

Neste Webinar, Andreia Amaral, Investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Professora Auxiliar na Universidade de Évora, irá mostra-nos como é que através da sequenciação do genoma completo dos animais, podemos encontrar pistas que nos podem ajudar a criar hipóteses sobre a sua história e identificar mutações associadas a capacidades adaptativas, importantes para a espécie e para a produção de suínos.

14 de março

Webinar CTROP | Escravos da Religião: Paternalismo e Resistência, Brasil