Voltar para todos os eventos

XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP)


  • Universidade de Cabo Verde Praia, Praia Cabo Verde (mapa)

A Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) irá realizar o próximo encontro no Novo Campus da Universidade de Cabo Verde, entre 29 de novembro e 2 de dezembro de 2021, com o tema “Desafios da Investigação ambiental em países de língua portuguesa. Estratégias de resiliência em contexto de crise”

A Universidade de Cabo Verde iniciou a sua colaboração com a REALP em 2004, tendo oficialmente integrado como membro efetivo em 2011. Uma das grandes marcas da participação da Universidade de Cabo Verde na REALP é Projeto Científico e Pedagógico de Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA), cuja primeira Edição, prestes a terminar, foi implementado em parceria com 13 Universidades de 4 países de língua Portuguesa; nomeadamente, Cabo Verde, Portugal, Brasil e Angola. 

O XXII Encontro da REALP será realizado em três momentos diferentes. Num momento inicial no dia 29 de novembro, será feita uma homenagem ao Prof. João Nildo de Souza Vianna e ao Doutor Leão Carvalho, que recentemente nos deixaram. Refira-se que o Prof. João Nildo era o representante Internacional e integrante da Comissão Científica da REALP; o Doutor Leão Carvalho foi o primeiro estudante a apresentar e defender a tese de doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais. Serão igualmente lançados dois livros: 1)  Resumos dos trabalhos já discutidos e aprovados do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA) onde, igualmente, constarão testemunhos dos docentes que lecionaram, orientaram ou fizeram parte dos júris das provas de doutoramento, relatando a experiência/interesse/motivação na colaboração com o DGPA e, também, na relação/colaboração/ vivência com o Prof. João Nildo e com o Doutor Leão Carvalho; 2) “Diálogos do Sul Atlântico: Crítica e Interpretação do Contemporâneo em Cabo Verde e Brasil”, organizado pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil e pela Universidade de Cabo Verde, com contributo de investigadores de ambos os países. 

Num segundo momento a decorrer de 29 de novembro (à tarde) a dia 1 de dezembro (manhã), será realizado o Seminário Científico, em sessões paralelas.

No terceiro momento, dia 2 de dezembro, está prevista uma excursão ao Parque Natural da Baia do Inferno e Monte Angra. 

O programa inclui ainda duas conferências, inaugural e de encerramento, proferidas por individualidades de reconhecido mérito nacional e internacional. 

Mais informações aqui.

Anterior
Anterior
14 de outubro

ULisboa nos trópicos: Refugiados e migrantes forçados no Sul Global: que respostas para as crises socioambientais?

Próximo
Próximo
6 de dezembro

XII Conferência Anual do IGOT-ULisboa - “Pessoas, Território e Mobilidades“