Colégio Tropical recebe Diretor Executivo do Fórum para a Investigação Agrícola em África

Yemi Akinbamijo foi recebido pela Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, e pela Direção do Colégio Tropical, representada por Ana Ribeiro e Jorge Malheiros, seguindo-se um conjunto de visitas a várias escolas da Universidade.

A visita de Yemi Akinbamijo, Diretor Executivo do Fórum para a Investigação Agrícola em África, visou estreitar os laços com esta importante entidade africana - com um papel de destaque na promoção do desenvolvimento sustentável do continente -, e a Universidade de Lisboa, tendo por base o quadro conceptual do programa ARIFA (Agricultural Research and Innovation Fellowship in Africa).

O programa ARIFA visa reforçar o capital humano em Ciência, Tecnologia e Inovação em África através de parcerias Sul-Sul, Sul-Norte e Sul-Sul-Norte. A 1ª fase do programa, assente na formação em Agricultura, foi implementada com sucesso, através de uma parceria com várias instituições brasileiras (liderada pela Universidade de Viçosa) que resultou no acolhimento de 120 alunos de mestrado e doutoramento. Na 2ª fase, pretende-se alargar o leque de parceiros e de áreas científicas. Para o efeito, a ULisboa, através do Colégio Tropical, foi identificada como parceiro Europeu preferencial.

RSIF em parceria com a Universidade de Lisboa organiza sessão virtual sobre oportunidades de programas “sandwich” de doutoramento

Investigador da ULisboa colabora no Seminário “Ambientes Alimentares Rurais no Contexto de Mudanças Climáticas”, em Moçambique