Exposição de fotografia “De Lisboa para os Trópicos” em exibição no ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Evento contou com a presença de Ana Ribeiro, Diretora do Colégio Tropical, Sara Falcão Casaca, Presidente do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS) e com a apresentação do projeto SustinAfrica pela investigadora Idalina Sardinha.

A exposição de fotografia “De Lisboa para os Trópicos” chega agora ao ISEG - Lisbon School of Economics and Management, onde poderá ser visitada até 31 de dezembro no átrio da biblioteca (Piso 0).

O evento de lançamento contou as intervenções de Ana Ribeiro, Diretora CTROP, e de Sara Falcão Casaca, Presidente do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das OrganizaçõesSOCIUS/CSG e docente do ISEG, e ainda com a apresentação do projeto SustinAfrica por Idalina Dias Sardinha, investigadora SOCIUS/CSG e também docente do ISEG.

SustInAfrica

Nas regiões do Oeste e Norte de África, existem grandes áreas de terras agrícolas fortemente degradadas, com escassez de água, baixa fertilidade do solo e pouca saúde vegetal, devido à utilização de sistemas agronómicos impróprios e gestão inadequada. Na África Ocidental, água pobre, matéria orgânica e retenção de nutrientes limitam a produtividade alimentar, enquanto no Norte de África, a salinização, a erosão do vento, a formação de crostas e a compactação ameaçam as terras de cultivo de sequeiro e a silvopastagem. A baixa produtividade alimentar, a fraca resiliência e a insustentabilidade das abordagens actuais têm graves consequências socioeconómicas e ambientais.

SustinAfrica é um projecto de investigação que capacita os pequenos agricultores e as pequenas e médias empresas (PMEs) do Oeste e do Norte de África para a intensificação sustentável dos sistemas agrícolas africanos. Tem por objectivo desenvolver e implementar um quadro de referência sobre as melhores práticas e tecnologias agrícolas, baseado numa abordagem sistémica, e verificar a sua eficácia para intensificar a produção primária de uma forma autossuficiente, sustentável e resiliente.

O projeto conta com 16 parceiros de 11 países, entre os quais Portugal, representado pelo ISEG e pela FCiências.ID.

Mais informações sobre o projeto.

ULisboa é um dos membros fundadores da Plataforma International Research Consortium

Colégio Tropical reforça a sua presença no FIC.A - Festival Internacional de Ciência 2022 e acolhe perto de um milhar de visitantes