Inauguração da exposição “De Lisboa para os Trópicos”: fotografias, flora e música levam visitantes a viajar

O evento contou com a abertura pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, e com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Eng. João Pedro Matos Fernandes

A paisagem visual e sonora do átrio da reitoria da Universidade de Lisboa foi transformada para receber os visitantes na inauguração da exposição “De Lisboa para os Trópicos” nesta terça-feira, 15 de março. As 72 fotografias que compõem a exposição foram enquadradas por flora tropical e por música cabo-verdiana, criando uma verdadeira aura tropical que marcou o lançamento da iniciativa.

Além dos investigadores (fotógrafos) que contribuíram para a exposição com o resultado das suas experiências nos trópicos, materializadas nas fotografias agora exibidas, o evento ficou marcado pela presença de dezenas de membros e representantes de órgão diretivos das 14 escolas da ULisboa inseridas no Colégio Tropical (CTROP), e ainda de instituições culturais associadas a países tropicais.

Ana Ribeiro, Presidente do Colégio Tropical, abriu a sessão com um breve discurso dirigido aos presentes, e em particular à equipa reitoral, pelo apoio cedido ao CTROP e à inauguração da sua nova exposição de fotografia. De acordo com a dirigente, a exposição “vai ao encontro do que definimos como sendo a missão do Colégio Tropical: promover pontes entre escolas e investigadores para que daí resultem projetos concretos capazes de incidir sobre os desafios tropicais”. Tendo praticamente todas as escolas representadas na exposição, “conseguimos mostrar que facilmente se estabelecem elos de ligação capazes de alavancar projetos multidisciplinares”.

Já Rúben Oliveira, coordenador do grupo de Comunicação do CTROP que, a par de Teresa Vaz (gestora das parcerias internacionais do CTROP) conduziu a curadoria da exposição, destacou que “o verdadeiro trabalho foi desempenhado pelos vários investigadores que nos cederam as fotografias”, pois afinal “foram eles os responsáveis por captar os momentos e sensações que são apresentados [na exposição]”. Acrescentou que a si e a Teresa Vaz coube a estimulante tarefa de “montar uma narrativa que demonstrasse a diversidade e riqueza dos trópicos sob o ponto de vista humano, social e natural”.

O Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, garantiu que a existência de um Colégio na Universidade de Lisboa dedicado aos temas e países tropicais tem um enquadramento perfeito dada a história e os laços que ainda hoje estão presentes. “Nos 2 anos de existência, o Colégio Tropical tem exibido um dinamismo notório”, revelou o anfitrião, destacando as várias candidaturas a projetos internacionais de investigação que o CTROP tem liderado e participado. Deixou por fim o desejo de que “a exposição seja a primeira de muitas iniciativas promovidas pelo Colégio”.

O evento foi ainda agraciado pela presença do Sr. Ministro do Ambiente e Ação Climática, Eng. João Pedro Matos Fernandes que visitou a exposição acompanhado pela equipa reitoral e da direção do Colégio Tropical.

A exposição de fotografia "De Lisboa para os Trópicos" pode ser visitada no átrio da reitoria da Universidade de Lisboa até 31 de março*. Após esta data tomará uma natureza itinerante entre as escolas da ULisboa e outros espaços culturais associados aos países retratados.

Mais informações aqui.

*Atualização [01/04/2022] A exposição foi prolongada até 7 de abril no átrio da reitoria da Universidade de Lisboa.

Seminário “Topics in Development Studies”

De Lisboa para os Trópicos: exposição de fotografia assinala 2º aniversário do Colégio Tropical