Universidade de Lisboa submete mais uma candidatura do GroundwatCH

No passado mês de fevereiro foi submetida uma candidatura ao Programa Erasmus Mundus para financiamento de mais quatro edições do Joint Master Degree (JMD) Programme on Groundwater and Global Change - Impacts and Adaptation (GroundwatCH).

Trata-se de uma parceria que envolve o IHE Delft (Países Baixos), o Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (Portugal) e a TU Dresden (Alemanha), e mais de 40 instituições parceiras públicas ou privadas de cerca de 10 países que oferecem estágios ou apoio na realização das teses de mestrado. No Técnico, todos os alunos realizam o primeiro semestre do programa e cerca de um terço a sua tese de mestrado. A coordenação é do Instituto Superior Técnico, a cargo dos Prof. Rodrigo Proença de Oliveira e Teresa Melo.

O programa recebe cerca de 500 candidaturas por ano e, em nove edições, aceitou 150 alunos de 45 países, dos quais cerca de 100 alunos vindos dos trópicos. Já foram concluídas cerca de 30 teses de mestrado, a que acrescem mais 10 a desenvolver neste e no próximo ano.

O GroundwatCH iniciou-se em 2015/16 com o objetivo de proporcionar uma formação abrangente e multidisciplinar em gestão integrada dos recursos hídricos, com um enfoque especial na proteção, valorização e uso sustentável das águas subterrâneas, sujeitas a pressões crescentes resultantes de atividades humanas e das alterações climáticas. O curriculum está organizado em torno de seis áreas temáticas: Hidrologia e ecossistemas; Qualidade e proteção de águas subterrâneas; Águas subterrâneas e clima; Gestão integrada dos recursos hídricos e desenvolvimento sustentável; Infraestruturas hidráulicas; e Monitorização, dados e modelação. Com este curriculum, o programa procura colmatar lacunas no ensino superior que dizem respeito à compreensão das complexas interações entre águas subterrâneas, águas superficiais, clima e alterações globais.

Fonte: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa esteve representada no Fórum Mulheres e Jovens Mulheres na Ciência em Angola

Lançado o vídeo do projeto Malmon-DeSIRA