Seminário “Topics in Development Studies” | Decline processes in technological innovation systems: lessons from energy technologies

• Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (presencial) e Online Rua Branca Edmée Marques Lisboa, Lisboa, 1600-276 Portugal (mapa)

Sessão com Nuno Bento (IPViseu e ISCTE-IUL; IGOT), inserida no Seminário “Topics in Development Studies” - mais informações aqui.

Formato híbrido: presencial na Sala 1.1 (IGOT, Lisboa) com transmissão online via Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81669372496?pwd=OXFLYkIwOGhpWGRYVGliTmoxaXZuQT09 – senha: 561505

Nuno Bento é Investigador Integrado na unidade de investigação DINÂMIA’CET do ISCTE e doutorado em Economia pela Universidade de Grenoble (França). Tem três dezenas de artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais com revisão por pares, incluindo revistas multidisciplinares como a Science e Nature Energy. Os artigos cobrem diversos temas como a inovação tecnológica, difusão, sistemas de inovação tecnológica, transições de sustentabilidade, economia ambiental e energética e perspectivas e políticas de mudança climática. Os seus temas atuais de investigação abrangem a formação de inovações tecnológicas, transformação acelerada de baixo carbono, impactos socioeconómicos de diferentes estratégias de transição, inovações de baixa procura de energia e transições sustentáveis nas empresas. A sua investigação mereceu financiamento nacional (p.ex., FCT) e internacional (p.ex., EU Horizon 2020, METI-Japão). Nuno prestou ainda consultoria para organizações como a Comissão Europeia, Agência Internacional da Energia e o IPCC. Experiências anteriores incluem pós-doutoramentos na Harvard University (EUA) e no International Institute for Applied Systems Analysis - IIASA (Áustria), além de cargos de ensino em diversos países.

Seminário “Topics in Development Studies” | Social innovation and poverty - local and multilevel governance

ULisboa nos Trópicos | Macau: turismo, património e gastronomia na cidade criativa da UNESCO