Voltar para todos os eventos

Seminário “Topics in Development Studies” | Material citizenships and technology

  • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (presencial) e Online Rua Branca Edmée Marques Lisboa, Lisboa, 1600-276 Portugal (mapa)

Sessão com Nina Amelung (ICS), inserida no Seminário “Topics in Development Studies” - mais informações aqui.

Formato híbrido: presencial na Sala 1.1 (IGOT, Lisboa) com transmissão online via Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81669372496?pwd=OXFLYkIwOGhpWGRYVGliTmoxaXZuQT09 – senha: 561505

Nina Amelung é socióloga e investigadora auxiliar no ICS. Defendeu a sua tese de Doutoramento em Sociologia com o titulo “Democracy Under Construction: The Micro-politics of Ordering Transnational Citizen Engagement” na Technische Universität Berlin. A sua investigação tem-se focado na construção social da cidadania, dos públicos(s) e da democracia no contexto transnacional. Atualmente, a sua investigação debruça-se nos desafios democráticos da troca transfronteiriça de dados biométricos e na análise da construção de públicos nos regimes europeus de controlo de fronteiras e da criminalidade.

No seu projeto com o titulo “Affected (non)publics: Social and political implications of transnational biometric databases in migration and crime control (AFFECT)”, Nina explora as implicações sociais e políticas do crescimento das infraestruturas de base de dados - em particular o seu design, governança e implementação - na compreensão e regulamentação dos públicos afetados. Para o efeito, tem recorrido às perspetivas teóricas que se situam na interseção dos estudos de migração crítica e estudos de segurança; sociologia da cultura; estudos de ciência e tecnologia. Reúne esses campos sob um olhar sociológico para explorar o problema da mudança social silenciosa provocada pelas tecnologias de identificação biométrica em sociedades democráticas e para o engajamento reflexivo. O projeto estuda dois exemplos de sistemas criados para fins de controle do crime e da migração na UE: o sistema descentralizado de intercâmbio de dados forenses de DNA regulamentado pelas decisões de Prüm e o sistema centralizado de base de dados de impressões digitais EURODAC. O estudo aborda esses sistemas a nível da UE e a partir de dois sites/países: Portugal e Alemanha.

Anterior
Anterior
16 de maio

Encontro Ciência 2022

Próximo
Próximo
23 de maio

Seminário “Topics in Development Studies” | Four Crises in Global Neoliberalism: Economy, Politics, Health, Environment