Seminário “Topics in Development Studies” | Four Crises in Global Neoliberalism: Economy, Politics, Health, Environment

• Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (presencial) e Online Rua Branca Edmée Marques Lisboa, Lisboa, 1600-276 Portugal (mapa)

Sessão com Alfredo Saad-Filho (King’s College, UK; ISEG), inserida no Seminário “Topics in Development Studies” - mais informações aqui.

Formato híbrido: presencial na Sala 1.1 (IGOT, Lisboa) com transmissão online via Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81669372496?pwd=OXFLYkIwOGhpWGRYVGliTmoxaXZuQT09 – senha: 561505

Alfredo Saad-Filho é Professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no Departamento de Desenvolvimento Internacional. Anteriormente, foi Professor de Economia Política na Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres (SOAS), Presidente do Departamento de Estudos do Desenvolvimento da SOAS (2006-10); Chefe da Escola Doutoral SOAS (2018-19); e Senior Economic Affairs Officer na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (2011-12).

Alfredo recebeu a Medalha Lifetime Achievement da Universidade Federal de Goiás, Brasil, em 2014 e o Prémio de Ensino do Diretor da SOAS em 2016. É licenciado em Economia pela Universidade de Brasília (Brasil) e pela SOAS, Londres, e lecionou em universidades e instituições de investigação no Brasil, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Moçambique, Suíça e Reino Unido.

As suas publicações académicas incluem nove livros de autor ou editados, 70 artigos de revistas e 50 capítulos de livros, bem como 30 relatórios e outras contribuições para as Nações Unidas e outras agências internacionais (UNCTAD, UNDP, UN-ESCWA, e UN-DESA). O seu trabalho foi publicado em 15 línguas e apresentou mais de 200 eventos académicos em 30 países.

Estes escritos variam entre críticas ao consenso (Pós-)Washington; políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e alternativas políticas a favor dos pobres. Incluem também análises concretas de políticas fiscais, monetárias, financeiras, de balança de pagamentos e de emprego, bem como de orientação para a inflação, utilização de recursos (incluindo "maldição dos recursos" e Dutch Disease) e elaboração de políticas na África Subsaariana, América Latina (especialmente Brasil) e no Médio Oriente.

Seminário “Topics in Development Studies” | Material citizenships and technology

Seminário “Topics in Development Studies” | Between Realism and Revolt: Governing Cities in the Crisis of Neoliberal Globalism?