Seminário “Topics in Development Studies” | Smallholders' food security under climate change in Africa: a farming systems approach

• Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (presencial) e Online Rua Branca Edmée Marques Lisboa, Lisboa, 1600-276 Portugal (mapa)

Sessão com os investigadores José Lima Santos (ISA), Paulo Flores (ISA) e Mariam Abbas (Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, Observatório do Meio Rural, Moçambique), inserida no Seminário “Topics in Development Studies” - mais informações aqui.

Formato híbrido: presencial na Sala 1.1 (IGOT, Lisboa) com transmissão online via Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81669372496?pwd=OXFLYkIwOGhpWGRYVGliTmoxaXZuQT09 – senha: 561505

José Lima Santos é licenciado em Agronomia (ramo de Economia Agrária e Sociologia Rural) pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) e doutorado pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Foi assessor da Direção Geral do Desenvolvimento Rural para a programação das medidas agroambientais para o período 2000-2006. Atualmente, é Professor Catedrático do Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas do ISA, tendo vindo a lecionar as disciplinas de Economia do Ambiente, Economia e Política Ambiental e dos Recursos Naturais, Política Ambiental e Sociologia e Direito do Ambiente.

Paulo Flores Ribeiro é Engenheiro Agrónomo e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural (ISA/UTL). Ao longo de mais de 15 anos de atividade profissional, foi consultor nas áreas agroeconómicas e ambientais, tendo participado na elaboração de dezenas de estudos técnicos e científicos, nomeadamente em colaboração com o ISA e com entidades públicas ligadas aos sectores do ambiente e da agricultura. É Professor do Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas do ISA.

Mariam Abbas é Doutoranda do 1º ano em Estudos de Desenvolvimento no ISEG. Investigadora assistente no Observatório do Meio Rural (OMR) em Moçambique, tendo sido coordenadora da linha de pesquisa “Políticas Públicas e Meio Rural”. As suas atividades como assistente de investigação tiveram início em 2011. Mestre em Economia pelo ISEG. Licenciada em Economia na Universidade Politécnica em Moçambique, Maputo. A sua pesquisa incide sobre as seguintes áreas: economia agrária, desenvolvimento agrário e rural, políticas públicas, segurança alimentar e alterações climáticas. Possui várias publicações dentre livros, capítulos de livros, documentos de trabalho e artigos em revistas internacionais na sua área de pesquisa. Na academia, foi docente das disciplinas de Introdução à economia e Economia de Moçambique na Universidade Politécnica.

Seminário “Topics in Development Studies” | Between Realism and Revolt: Governing Cities in the Crisis of Neoliberal Globalism?

7 de junho

Webinar | O Longo Caminho Até Uma Vacina Eficaz Contra a Malária