Aluno Angolano da ULisboa laureado com uma bolsa para jovens investigadores da Sociedade Internacional de Genética Animal

O Projeto de Mestrado do aluno Fábio Teixeira (aluno do Mestrado de Engenharia Zootécnica, ISA-FMV ULisboa) foi apresentado na 39th International Society for Animal Genetics Conference, tendo sido laureado com uma bolsa para jovens investigadores da Sociedade Internacional de Genética Animal.

A conservação e otimização da capacidade produtiva das populações locais de animais de produção em África deveria ser uma prioridade, de forma a atingir condições de segurança alimentar. A utilização de tecnologias genómicas poderá permitir um progresso rápido no alcance deste objetivo. Infelizmente, as populações locais africanas não têm sido estudadas e a informação sobre estas é ainda escassa.

O objetivo principal do Projeto de Mestrado do aluno Fábio Teixeira (aluno do Mestrado de Engenharia Zootécnica, ISA-FMV ULisboa) e orientado pela Professora Andreia J. Amaral e pelo Professor Luís Telo da Gama, foi desenvolver a caraterização genética da raça Ladim uma raça local de porcos de Moçambique, utilizando novas tecnologias de sequenciação. Os resultados mostram que esta população apresenta uma assinatura genética única que deve ser preservada. Os resultados sugerem ainda que esta raça tem sofrido um processo de seleção dirigido aos genes relacionados com os processos de ativação imunitária.

Concurso para bolsa de investigação

Laureados e uma das mentoras são recebidos na Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa One Planet Fellowship